Background Image

1.º ciclo

Vem aprender connosco.

OFERTA FORMATIVA do 1.º ciclo

Para além das componentes previstas no Currículo Nacional, nomeadamente a Educação Física e, no âmbito da Educação Artística, as Artes Visuais, a Expressão Dramática e a Música, o Colégio Oriente alarga o seu leque formativo, no 1.º ano do 1.º ciclo, a áreas que considera fundamentais para um crescimento mais sustentado do aluno, promovendo a harmonia entre o desenvolvimento académico e o desenvolvimento emocional.

Acreditamos que é este equilíbrio que conduzirá, de forma efetiva, cada aluno ao sucesso.

ofertas complementares

  • Expressão Oral e Caligrafia
    Expressão Oral e Caligrafia

    As competências comunicativas de oralidade e de escrita, precocemente trabalhadas e desenvolvidas, são impulsionadoras de competências superiores, não apenas ao nível da comunicação, como também dos pensamentos científico e matemático. Num tempo marcado pelo rápido desenvolvimento das tecnologias de informação, saber comunicar de forma eficaz continua a ser um imperativo de sucesso. A par da escrita, são também criadas oportunidades para o estímulo e desenvolvimento das técnicas de expressão oral, pela exposição de trabalhos e debate argumentativo de temáticas ajustadas e do interesse de cada faixa etária.

  • Inglês
    Inglês

    Dando continuidade ao trabalho iniciado nas turmas da Educação Pré-Escolar, são introduzidas, nos 1.º e 2.º anos, estruturas gramaticais mais complexas e iniciadas a compreensão e expressão escritas. Consolidadas estas áreas, no 3.º e 4.º anos, para além do cumprimento das matrizes curriculares do Ministério da Educação, e tendo em vista a continuação de estudos no 2.º Ciclo do Ensino Básico, são introduzidos conteúdos adicionais promotores da autonomia comunicativa em Língua Inglesa.

  • Tecnologia e Cidadania
    Tecnologia e Cidadania

    Acompanhando a evolução tecnológica e utilizando a tecnologia, através de conceitos de programação, ao serviço da Sociedade, na procura de respostas a qualquer desafio, são desenvolvidas competências ligadas à comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico e computacional. É utilizada uma metodologia que estimula o pensamento lógico e a autonomia, desenvolvendo as competências definidas no documento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e utilizando práticas de storytelling, gamification, design thinking e lean startup.

     

  • Ciências Experimentais
    Ciências Experimentais

    Através da exploração de situações didáticas para o ensino das Ciências de base experimental, do aprofundamento e reconstrução de conhecimento científico e curricular, é promovida e otimizada a literacia científica do aluno, solidificando a base dos aprofundados estudos que o percurso académico irá trazer.

  • Livros e Projetos
    Livros e Projetos

    Assente na clara valorização do livro, de hábitos de leitura que não se percam no futuro e na formação de leitores atentos e críticos, este trabalho orienta os seus objetivos para a criação de projetos interdisciplinares, com ponto de partida em histórias infantis e da tradição oral.  

  • Educação Emocional
    Educação Emocional

    Nenhum dia é feliz, se as emoções se desequilibram. E se o dia não for feliz, as aprendizagens não se consolidam, os amigos não se efetivam, os adultos não conseguem chegar ao que realmente é importante. Assim, estimula-se o desenvolvimento socioemocional da criança, conducente a uma boa gestão das emoções, à conciliação da relação entre pares e com o adulto ou, tão somente, ao entendimento de que aquilo que se sente pode ser trabalhado, regulado e otimizado. Aqui, há lugar para que cada um seja feliz!

image