Background Image

2.º • 3.º ciclos

Excelência em Educação. Valor no futuro!

2.º • 3.º ciclos

Ao privilegiar um modelo integrado de ensino, a transição para o 2.º Ciclo, no Colégio Oriente, acontece de forma tranquila, com especial atenção à individualidade de cada um dos nossos alunos e, em simultâneo, mantendo o foco na promoção segura da autonomia e na resposta acertada aos desafios que se vão colocando.

No momento da saída, no final do 9.º ano, o aluno CO leva consigo todos os instrumentos para continuar um aluno brilhante, tornar-se um cidadão atento e interventivo e, em cada dia, escrever um futuro pleno de sucesso!

preparar alunos para o futuro

  • Aproximar para criar redes
    Aproximar para criar redes

    Ao longo do percurso no CO, que se prolonga até ao final do 3.º Ciclo, mantem-se a tónica na relação aluno-professor, apresentando-se o Diretor de Turma como um facilitador na gestão pessoal, pedagógica e do grupo. Nele se centra ainda o elo de ligação à família, gerador de estratégias integradas e otimizadoras do sucesso.

  • Estudar e avaliar para aprender e progredir
    Estudar e avaliar para aprender e progredir

    Mantendo o objetivo na excelência académica, a dinâmica predominantemente formativa da avaliação é complementada com provas harmonizadas - criteriosamente agendadas e atempadamente divulgadas - e instrumentos diversificados de trabalho autónomo. Em cada momento do processo de desenvolvimento de competências, apostamos no espírito crítico, na análise social, na preocupação com o outro.

    Das boas práticas pedagógicas, promotoras das melhores técnicas de expressão oral e escrita, transversalmente relevantes em todos os domínios, salienta-se o uso diário e multidisciplinar do dicionário e do glossário individual, objeto de orgulho e reflexo do percurso no CO. Privilegiam-se as exposições orais, as dinâmicas no domínio literário, o contacto com as áreas científicas, com as artes, com a cultura, dentro e fora de portas.

  • Reconhecer para estimular
    Reconhecer para estimular

    O reconhecimento do mérito é o melhor estímulo que cada aluno pode receber. Sentir-se-á valorizado e, em crescimento, interioriza a importância do trabalho e da dedicação como meios para atingir a excelência.

    Este reconhecimento acontece diariamente, a título informal, com a valorização das pequenas conquistas de cada um, sejam elas a título pessoal ou académico. No entanto, é a nível formal que, no final de cada ano letivo, se renovam um Quadro de Honra de Aproveitamento e um Quadro de Honra de Atitudes e Valores. Ali fica a história e o reconhecimento dos melhores, do seu esforço e valor.

  • Promover valores para crescer
    Promover valores para crescer

    A dimensão humanista do projeto CO é fulcral no desenvolvimento integral, no crescimento harmonioso e equilíbrio emocional. Para além da disciplina curricular de Cidadania e Desenvolvimento, o Oriente Solidário envolve os nossos alunos em ambientes de ajuda ao outro, de apoio a necessidades temporárias ou permanentes, mais ou menos próximas da comunidade. Mantendo parceria com associações e IPSS, o CO envolve os seus alunos na realidade social, fomentando valores de alturísmo, dedicação, empatia e solidariedade.

  • Inovar para preparar o futuro
    Inovar para preparar o futuro

    Consciente dos grandes desafios que o futuro trará aos nossos alunos, o CO integra, na sua oferta curricular, a disciplina de Gestão de Projeto. Partindo de um ambiente educativo inovador, com um Laboratório de Aprendizagem onde se distinguem cinco espaços fundamentais num processo de criação e gestão – apresentar, investigar, criar, colaborar/partilhar e desenvolver -, os alunos são orientados pelo percurso das melhores práticas de gestão. De acordo com temáticas do seu interesse, agilizam-se processos desencadeadores de um produto final, sempre com o objetivo dos quatro C’s que norteiam os melhores profissionais - criatividade, pensamento crítico, comunicação e colaboração.